Como se forma um psicanalista?

A academia oferece cursos como psicologia, medicina, engenharia, para todos. A partir de um currículo comum, o sujeito se forma e obtém um título. Para um psicanalista não. A formação é singular.
Lisiane Fachinetto

Lisiane Fachinetto

Lisiane Fachinetto

Lisiane Fachinetto

Conteúdo do Curso

Gratuito

Proposta

A formação do psicanalista é uma discussão presente desde os primórdios da psicanálise. A discussão retomou com mais ênfase nos últimos tempos em função da criação de um curso de graduação em psicanálise por uma instituição de ensino superior, com direito a um diploma e autorização para clinicar. A psicanálise não é mercadoria. Uma proposta de formação acadêmica é incompatível com os princípios psicanalíticos. Não é assim que se forma um psicanalista. Oferecer um título é banalizar a psicanálise.

A academia oferece cursos como psicologia, medicina, engenharia, para todos. A partir de um currículo comum, o sujeito se forma e obtém um título. Para um psicanalista não. A formação é singular. Desde Freud até hoje, a formação se dá a partir do tripé: análise pessoal, supervisão de sua prática e dos estudos da teoria. A articulação desses elementos que compõe o tripé é particular, requer a singularidade, o desejo daquele que pretende entrar em formação.

Jacques Lacan questionou a formação do analista de seu tempo. Além de criticar, ele fez uma proposta de formação, cria dispositivos como o cartel e o passe como base para a mesma. A partir da perspectiva da Escola de Lacan, novos modos de operar a psicanálise foram propostos seguindo a ética da psicanálise e seus conceitos fundamentais.

Para Lacan a “ formação do psicanalista exige que ele saiba, no processo em que conduz seu paciente, em torno do quê o movimento gira. Ele deve saber, a ele deve ser transmitido, e numa experiência, aquilo de que ele retorna. Esse ponto-eixo é o que eu designo – de um modo que, penso, lhes parece já suficientemente motivado, mas que, espero, à medida do nosso progresso, lhes parecerá cada vez mais claro, cada vez mais necessário -, é o que designo pelo nome de desejo do psicanalista.”(1964/1998, p. 218-219). A formação do analista implica a articulação do inconsciente. Do desejo do sujeito em formação.

FAQ

Logo após a confirmação de pagamento o curso estará disponível em sua conta pessoal, sessão MEUS Cursos.

Todos os nossos cursos possuem certificado. Após concluir todos os módulos e aulas o certificado estará dispónivel para download ná página inícial do curso.

Você terá até 7 dias após a inscrição para solicitar o reembolso integral caso o curso não esteja de acordo suas expectativas. Basta encaminhar um e-mail para:  [email protected]