Fundamentos psicanalíticos: primeira clínica lacaniana

Esse estudo propõe apresentar o pensamento de Jacques Lacan, os pressupostos teóricos que embasam a chamada Primeira Clínica. 
Lisiane Fachinetto

Lisiane Fachinetto

Lisiane Fachinetto

Lisiane Fachinetto

Jacques Lacan primeira clínica

R$349,00

Até 12x

Proposta

Freud inventou uma clínica específica, a clínica psicanalítica. A partir de seus atendimentos das pacientes histéricas, Freud elabora uma nova concepção das formações dos sintomas, uma nova representação do psiquismo e um tratamento pela palavra. Nascia uma epistemologia, um método e uma técnica próprios para tratar o sofrimento psíquico. 

Jacques Lacan, psicanalista francês, a partir de seu retorno a Freud propõe encontrar respostas clínicas para os sofrimentos de seu tempo. No seu percurso, é possível distinguir duas clínicas: a primeira, conhecida como a Clínica do Simbólico, a qual corresponde aos  vinte anos iniciais de seu ensino; a segunda, denominada de Clínica do Real, elaborada nos últimos dez anos de ensino de Lacan.

O presente curso tem como objetivo apresentar alguns conceitos que estruturam o corpo teórico da psicanálise enquanto essenciais à prática clínica. Pretende-se que este estudo possa ser articulado à prática. É destinado a todos os que se interessam por estas discussões e também àqueles aos quais a prática clínica psicanalítica e seus pressupostos teóricos suscitam interrogações.

Esse estudo propõe apresentar o pensamento de Jacques Lacan, os pressupostos teóricos que embasam a chamada Primeira Clínica. 

Coordenação: Dra. Lisiane Fachinetto

Bibliografia

LACAN, J. A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

LACAN, J. (1953) Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

LACAN, J. (1951) Intervenção sobre a transferência. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

LACAN, J. (1957-1958). Os três tempos do Édipo I e Os três tempos do Édipo II. In: O Seminário. Livro 5. As Formações do Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.

LACAN, J.  O Seminário. Livro 10. A Angústia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

LACAN, J. A direção do tratamento e os princípios de seu poder. In Escritos. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1998.

LACAN, J. De uma questão preliminar a todo tratamento possível das psicoses (1955-1956). In: Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

FAQ

Logo após a confirmação de pagamento o curso estará disponível em sua conta pessoal, sessão MEUS Cursos.

Todos os nossos cursos possuem certificado. Após concluir todos os módulos e aulas o certificado estará dispónivel para download ná página inícial do curso.

Você terá até 7 dias após a inscrição para solicitar o reembolso integral caso o curso não esteja de acordo suas expectativas. Basta encaminhar um e-mail para:  [email protected]