Fundamentos Psicanalíticos: segunda tópica freudiana

Freud inventou uma clínica específica, a clínica psicanalítica. A partir de seus atendimentos das pacientes histéricas, Freud elabora uma nova concepção das formações dos sintomas
Lisiane Fachinetto

Lisiane Fachinetto

Lisiane Fachinetto

Lisiane Fachinetto

Objetivo

O presente curso pretende apresentar alguns conceitos que estruturam o corpo teórico da psicanálise enquanto essenciais à prática clínica. Pretende-se que este estudo possa ser articulado à prática.

Proposta

Freud inventou uma clínica específica, a clínica psicanalítica. A partir de seus atendimentos das pacientes histéricas, Freud elabora uma nova concepção das formações dos sintomas, uma nova representação do psiquismo e um tratamento pela palavra. Nascia uma epistemologia, um método e uma técnica próprios para tratar o sofrimento psíquico. 

Jacques Lacan, psicanalista francês, a partir de seu retorno a Freud propõe encontrar respostas clínicas para os sofrimentos de seu tempo. No seu percurso, é possível distinguir duas clínicas: a primeira, conhecida como a Clínica do Simbólico, a qual corresponde aos  vinte anos iniciais de seu ensino; a segunda, denominada de Clínica do Real, elaborada nos últimos dez anos de ensino de Lacan.

O presente curso tem como objetivo apresentar alguns conceitos que estruturam o corpo teórico da psicanálise enquanto essenciais à prática clínica. Pretende-se que este estudo possa ser articulado à prática. É destinado a todos os que se interessam por estas discussões e também àqueles aos quais a prática clínica psicanalítica e seus pressupostos teóricos suscitam interrogações. 

Nesse curso propomos a discussão a partir do ponto de torção da teoria de Freud denominada segunda tópica, desenhada a partir do texto “Para além do princípio do prazer” (1920).

Bibliografia

– A Correspondência de Sigmund Freud para Wiliielm Fliess

-INTRODUÇÃO AO NARCISISMO (1914) (Freud, Sigmund)

-RECORDAR, REPETIR E ELABORAR (1914) (Freud, Sigmund)

-A REPRESSÃO (1915) (Freud, Sigmund)

-O INCONSCIENTE (1915) (Freud, Sigmund)

-CONSIDERAÇÕES ATUAIS SOBRE A GUERRA E A MORTE (1915) (Freud, Sigmund)

-O estranho / O inquietante/ O infamiliar (1919) (Freud, Sigmund)

-Além do princípio do prazer (1920) (Freud, Sigmund)

-PSICOLOGIA DAS MASSAS E ANÁLISE DO EU (1921)(Freud, Sigmund)

-O EU E O ID (1923) (Freud, Sigmund)

-A NEGAÇÃO (1925) (Freud, Sigmund)

-O MAL-ESTAR NA CIVILIZAÇÃO (1930) (Freud, Sigmund)

-A CONQUISTA DO FOGO (1932) (Freud, Sigmund)

-SOBRE A SEXUALIDADE FEMININA (1931) (Freud, Sigmund)

-COMPÊNDIO DE PSICANÁLISE (1940 [1938])

– ANÁLISE TERMINÁVEL E INTERMINÁVEL (1937)

Fundamentos Psicanalíticos: segunda tópica freudiana

R$349,00

Até 12x

INSCRIÇÃO

OFERTA VÁLIDA POR TEMPO LIMITADO