Real, Simbólico e Imaginário: Desembaraçando Os Nós Lacanianos

Em seu “retorno à Freud”, paralelamente à tríade do eu, isso e sup ereu, Lacan cunhou sua própria: a do Real, Simbólico e Imaginário.
Matheus Papp

Matheus Papp

Matheus Papp

Matheus Papp

Objetivo

Essa palestra tem como objetivo apresentar de forma simples o nó borromeano desenvolvido por Jacques Lacan, sendo constituído pelo entrelaçamento do Real, Simbólico e Imaginário de modo que ao final o aluno tenha uma maior clareza dessas conceitos chaves do psicanalista francês.

Proposta

Assim como é impossível adentrar o terreno da psicanálise sem esbarrar no nome de Jacques Lacan, criou-se um consenso geral de que nada poderia ser mais difícil do que os ensinos lacanianos. Mesmo esse preconceito tendo uma parcela de verdade, me proponho a tentar transmitir três conceitos cruciais de Lacan de um jeito que não seja um “lacanês” elitista.

Em seu “retorno à Freud”, paralelamente à tríade do eu, isso e sup ereu, Lacan cunhou sua própria: a do Real, Simbólico e Imaginário.  Seus nomes dão a ilusão de senso-comum, mas é preciso uma grande retomada em seus onze primeiros seminários para começara compreender o desfecho de sua tríade em uma representação um tanto quanto assustadora: os nós borromeanos.

Imagem ameaçadora, temos aqui três anéis enodados borromeanamente para representar a ligação dos três registros. Mas ainda assim é preciso de uma explicação para essa interligação e o que ela nos diz na prática clínica.

R$29,00

Até 12x

FAQ

Logo após a confirmação de pagamento o curso estará disponível em sua conta pessoal, sessão MEUS Cursos.

Todos os nossos cursos possuem certificado. Após concluir todos os módulos e aulas o certificado estará dispónivel para download ná página inícial do curso.

Você terá até 7 dias após a inscrição para solicitar o reembolso integral caso o curso não esteja de acordo suas expectativas. Basta encaminhar um e-mail para:  espacodopsicologosp@gmail.com 

INSCRIÇÃO

OFERTA VÁLIDA POR TEMPO LIMITADO